A relação da anemia com a carência de nutrientes ou perda de sangue

Postado por
Saúde

Palidez, tontura e fadiga. Esses sinais são muito comuns quando temos uma deficiência ligada ao sangue: a anemia. Mas nem sempre quem tem o problema percebe os sintomas. Por isso, veja agora quais são as causas e os efeitos que o quadro pode trazer à saúde.

Elas podem ser agudas ou crônicas, adquiridas ou hereditárias. Anemia é o nome de uma série de condições causadas pela deficiência na produção dos glóbulos vermelhos ou na concentração da hemoglobina, um tipo de proteína que dá cor ao sangue.

Tipos de anemia

Os tipos mais comuns são causados por carência de nutrientes, como:

  •  ferro
  •  vitamina b12,
  • problemas genéticos e doenças, como a malária, por exemplo.

Anemias agudas são aquelas em que há perda expressiva e acelerada de sangue. Perdas entre 10 e 20%, como a que pode acontecer em acidentes e cirurgias, causam sintomas como tonturas e desmaios.

Arteriosclerose, o que é? Saiba mais Aqui! 

Perdas sanguíneas acima de 20% podem provocar taquicardia, queda de pressão e palidez. Se a perda ultrapassar 30%, pode ocorrer o choque circulatório, uma condição em que o coração e os vasos não são capazes de irrigar todos os tecidos do corpo, o que leva à morte em poucos minutos.

Sintomas

Os sintomas de uma anemia crônica incluem

  • palidez,
  • cansaço,
  • sonolência,
  • falta de memória,
  • falta de ar
  • taquicardia.

O paciente também tende a diminuir esforços progressivamente, já que eles agravam os sinais do problema. Mas, por serem sinais sutis, muitas pessoas com alguns tipos de anemia nem sempre notam o problema.

Por isso, fazer exames de sangue regularmente pode detectar o problema ainda no início. Não basta apenas detectar a anemia. O problema deve ser investigado para que as causas dela sejam descobertas. Só assim é possível estabelecer o tratamento adequado ao seu caso.


Siga-nos nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/gastrobese/
Facebook: https://www.facebook.com/gastrobese

A Clínica Gastrobese iniciou suas atividades em 1999 quando o Dr. Carlos Augusto S. Madalosso realizou o primeiro procedimento bariátrico na era do by-pass Gástrico (BPG), sendo realizada por acesso aberto em 27 de outubro de 1999.

Atualmente a Gastrobese conta com 08 profissionais médicos que atendem as especialidades de Cirurgia Bariátrica, Cirurgia do Aparelho Digestivo, Gastroenterologia, Coloproctologia, Endocrinologia, Nutrologia, além de Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e na área da Odontologia, contamos com especialista em ortodontia facial, além de uma equipe de colaboradores.

Venha conhecer a Clínica Gastrobese!

Tags:
gastrobese, clinica gastobese, cirurgia bariátrica, cirurgia metabólica, balão intra-gastrico, sleeve bariátrico, perda de peso, ganho de peso, reganho de peso, acima do peso, estou gordo, estou gorda, obesidade, obesidade mórbida, abaixo do peso, grelina, cirugia do estomago, estomago, carlos madalosso, madalosso, passo fundo, cirurgia para obesidade, ficar magro, fiquei gordo

#clinicagastobese #cirurgiametabólica #balãointragastrico #sleevebariátrico #reganhodepeso #obesidade #obesidademórbida #grelina #cirugiadoestomago #carlosmadalosso #cirurgiadeobesidade

Deixe um comentário