Cirurgia bariátrica e o consumo de bebidas alcoólicas

Postado por
bariátrica

A cirurgia é o procedimento cirúrgico eletivo mais realizado na cavidade abdominal. Isso é consequência dos excelentes resultados obtidos no controle do peso, e das doenças a ele relacionadas.

No entanto, como em todos os procedimentos, a cirurgia bariátrica também está associada a efeitos indesejados como, deficiência de vitaminas, ferro, cálcio, doença do refluxo, diarreia e outros.

Seria a dependência química, sobretudo o consumo excessivo de álcool, uma delas? Este tema é bastante controverso. Uma série de estudos tem demonstrado que pacientes que abusam de álcool após a cirurgia já o faziam antes de operar.

Uma das hipóteses é de que a cirurgia, ao fazer o paciente comer menos, aumenta o estado de embriaguez e este pode ser indutor de dependência. Outra teoria é de que antes de operar o paciente tinha no excesso alimentar um efeito “calmante” da cirurgia manifestado por sonolência pós-alimentar.

Essa sonolência desaparece após à cirurgia pois a saciedade vem antes. Aliás este é o objetivo da cirurgia. Alguns pacientes buscam no álcool a “embriaguez” que alcançavam com alimento. Por fim, observa-se que pacientes que passam a consumir álcool com frequência após a cirurgia acabam ganhando muito peso. Isso pode estar associado a uma interação do álcool com os hormônios relacionados ao apetite, dentre eles, a dopamina, um dos hormônios associados ao prazer.

Como o organismo sempre busca retornar o peso ao máximo já alcançado, poderia estar no álcool a tentativa do corpo em vencer a cirurgia recuperando peso. Isso poderia explicar consumo excessivo desta substância em quem previamente era abstêmio. Mas existem outros estudos mostrando que o consumo de álcool diminui na maioria dos pacientes, mas em alguns aumentam.

O fato é que cirurgia bariátrica e álcool não combinam. A recomendação é para que os pacientes que façam cirurgia bariátrica, se possível, não bebam e se o fizerem que fiquem restrito ao consumo máximo limitado a uma vez por semana. O consumo maior do que uma vez por semana pode anular completamente a perda de peso. Se essa frequência estiver aumentando, recomendamos que antecipe seu acompanhamento psicológico ou psiquiátrico.

Cabe ao paciente evitar o consumo de álcool e prevenir a dependência.


Siga-nos nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/gastrobese/
Facebook: https://www.facebook.com/gastrobese

A Clínica Gastrobese iniciou suas atividades em 1999 quando o Dr. Carlos Augusto S. Madalosso realizou o primeiro procedimento bariátrico na era do by-pass Gástrico (BPG), sendo realizada por acesso aberto em 27 de outubro de 1999.

Atualmente a Gastrobese conta com 08 profissionais médicos que atendem as especialidades de Cirurgia Bariátrica, Cirurgia do Aparelho Digestivo, Gastroenterologia, Coloproctologia, Endocrinologia, Nutrologia, além de Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e na área da Odontologia, contamos com especialista em ortodontia facial, além de uma equipe de colaboradores.

Venha conhecer a Clínica Gastrobese!

Tags:
gastrobese, clinica gastobese, cirurgia bariátrica, cirurgia metabólica, balão intra-gastrico, sleeve bariátrico, perda de peso, ganho de peso, reganho de peso, acima do peso, estou gordo, estou gorda, obesidade, obesidade mórbida, abaixo do peso, grelina, cirugia do estomago, estomago, carlos madalosso, madalosso, passo fundo, cirurgia para obesidade, ficar magro, fiquei gordo

#clinicagastobese #cirurgiametabólica #balãointragastrico #sleevebariátrico #reganhodepeso #obesidade #obesidademórbida #grelina #cirugiadoestomago #carlosmadalosso #cirurgiadeobesidade

Deixe um comentário

WeCreativez WhatsApp Support
Sou da equipe de suporte Gastrobese e podemos dar prosseguimento ao seu atendimento. Fale com agente