O medo de recuperar o peso perdido

Postado por
Saúde

A obesidade é uma doença crônica que demanda um tratamento especializado e contínuo e por isso, representa um caminho a ser percorrido.

Após a Cirurgia Bariátrica um novo ciclo de mudanças ocorre, incluindo mudanças alimentares, bem como de hábitos de vida, no qual abre-se um espaço à realização de atividades físicas, ao comer saudável e à mudança na relação do paciente com o alimento especialmente.

Porém, antes de optar pela cirurgia bariátrica, vários pacientes tentaram outras formas de perder peso, como dietas restritivas e medicamentosas, atividades físicas, entre outras alternativas, nas quais atingiram seus objetivos em algumas, porém em outras não, instalando-se o “medo de voltar a ganhar peso”, especialmente quando foi difícil realizar a dieta e reduzir o peso desejado, recuperando-o em pouco tempo, podendo formar uma memória de que é possível, a qualquer momento, recuperar este peso reduzido e este receio é levado para a cirurgia, o qual é abordado no pós cirúrgico.

Quando o paciente realiza a cirurgia bariátrica, mesmo tendo consciência de que os mecanismos de ação da mesma em relação à perda do peso são diferentes, podem sentir o medo de recuperar o peso, não somente pelo histórico de dietas anterior à cirurgia, mas lembrando também nas dificuldades que o período da obesidade representou em suas vidas, incluindo questões de autoestima, qualidade de vida, entre outras dificuldades que vivenciaram.

Por isso, o medo de recuperar peso após a cirurgia bariátrica pode ser proveniente de uma memória anterior à cirurgia ligada a dietas que o paciente possa ter realizado, a qual é abordada no pós-cirúrgico, a fim de permitir que uma nova memória em relação a este aspecto seja formada, baseada em resultados positivos após à cirurgia, não somente em relação à perda do peso desejada, mas também à qualidade de vida e outras mudanças positivas que ocorrem na vida do paciente.

Psicóloga Sara Vassoller – CRP: 07/19421


A Gastrobese conta com especialidades de Cirurgia Bariátrica, Cirurgia do Aparelho Digestivo, Gastroenterologia, Coloproctologia, Endocrinologia, Nutrologia, além de Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e na área da Odontologia, contamos com especialista em ortodontia facial, além de uma equipe de colaboradores.


Siga-nos nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/gastrobese/
Facebook: https://www.facebook.com/gastrobese

 

Iniciamos nossas atividades em 1999 quando o Dr. Carlos Augusto S. Madalosso realizou o primeiro procedimento bariátrico na era do by-pass Gástrico (BPG), sendo realizada por acesso aberto em 27 de outubro de 1999.

Atualmente a Gastrobese conta com 08 profissionais médicos que atendem as especialidades de Cirurgia Bariátrica, Cirurgia do Aparelho Digestivo, Gastroenterologia, Coloproctologia, Endocrinologia, Nutrologia, além de Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e na área da Odontologia, contamos com especialista em ortodontia facial, além de uma equipe de colaboradores.

Conheça a Clínica Gastrobese!

Tags:
gastrobese, clinica gastobese, cirurgia bariátrica, cirurgia metabólica, balão intra-gastrico, sleeve bariátrico, perda de peso, ganho de peso, reganho de peso, acima do peso, estou gordo, estou gorda, obesidade, obesidade mórbida, abaixo do peso, grelina, cirugia do estomago, estomago, carlos madalosso, madalosso, passo fundo, cirurgia para obesidade, ficar magro, fiquei gordo

#clinicagastobese #cirurgiametabólica #balãointragastrico #sleevebariátrico #reganhodepeso #obesidade #obesidademórbida #grelina #cirugiadoestomago #carlosmadalosso #cirurgiadeobesidade

Deixe um comentário

WeCreativez WhatsApp Support
Sou da equipe de suporte Gastrobese e podemos dar prosseguimento ao seu atendimento. Fale com agente