O que muda na relação do paciente com a comida após a Cirurgia Bariátrica?

Postado por
Saude mental

Após a Cirurgia Bariátrica a principal mudança que ocorre na vida do paciente é a mudança alimentar, a qual deve ser acompanhada por profissional Nutricionista, o qual irá orientar e acompanhar o paciente no processo de adaptação à nova forma de se alimentar.

Porém, além da mudança da dieta, existem algumas mudanças psicológicas também envolvidas com este processo, pois antes da cirurgia bariátrica, a comida pode ser um prazer central na vida do paciente e após a mesma será necessário abordar esta questão, considerando que o comer exagerado para aliviar ansiedades e frustrações não será mais possível.

Clique aqui e entenda melhor quem pode fazer uma Cirurgia Bariátrica ou Metabólica

Desta forma, no acompanhamento psicológico pós cirúrgico, aborda-se com o paciente os seguintes aspectos, pensando em sua relação com o alimento:

– Concentrar-se para comer, ou seja, focar sua atenção no ato de comer e procurar não realizar outras atividades enquanto está comendo, além de procurar comer devagar, pois após a cirurgia bariátrica o ato de comer torna-se um momento especial, precisando de seu investimento emocional e atenção focada!

– Considerando que o comer não poderá ser a compensação pelas frustrações após a cirurgia, é fundamental construir com o paciente a ampliação de sua rede de satisfações saudáveis, a fim de oferecer ao psicológico outras opções saudáveis, como a prática de atividades físicas, reservar um momento para leitura, artesanato, entre outras atividades que o paciente goste.

Considerando-se estes aspectos, percebe-se o quanto o acompanhamento com equipe multidisciplinar após a cirurgia é fundamental.

Invista em sua relação com a comida de forma saudável! Persista em sua saúde!

Psicóloga Sara Vassoller
CRP:07/19421

 

A Gastrobese conta com especialidades de Cirurgia Bariátrica, Cirurgia do Aparelho Digestivo, Gastroenterologia, Coloproctologia, Endocrinologia, Nutrologia, além de Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e na área da Odontologia, contamos com especialista em ortodontia facial, além de uma equipe de colaboradores.


Siga-nos nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/gastrobese/
Facebook: https://www.facebook.com/gastrobese

A Clínica Gastrobese iniciou suas atividades em 1999 quando o Dr. Carlos Augusto S. Madalosso realizou o primeiro procedimento bariátrico na era do by-pass Gástrico (BPG), sendo realizada por acesso aberto em 27 de outubro de 1999.

Atualmente a Gastrobese conta com 08 profissionais médicos que atendem as especialidades de Cirurgia Bariátrica, Cirurgia do Aparelho Digestivo, Gastroenterologia, Coloproctologia, Endocrinologia, Nutrologia, além de Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e na área da Odontologia, contamos com especialista em ortodontia facial, além de uma equipe de colaboradores.

Venha conhecer a Clínica Gastrobese!

Tags:
gastrobese, clinica gastobese, cirurgia bariátrica, cirurgia metabólica, balão intra-gastrico, sleeve bariátrico, perda de peso, ganho de peso, reganho de peso, acima do peso, estou gordo, estou gorda, obesidade, obesidade mórbida, abaixo do peso, grelina, cirugia do estomago, estomago, carlos madalosso, madalosso, passo fundo, cirurgia para obesidade, ficar magro, fiquei gordo

#clinicagastobese #cirurgiametabólica #balãointragastrico #sleevebariátrico #reganhodepeso #obesidade #obesidademórbida #grelina #cirugiadoestomago #carlosmadalosso #cirurgiadeobesidade

Deixe um comentário

WeCreativez WhatsApp Support
Sou da equipe de suporte Gastrobese e podemos dar prosseguimento ao seu atendimento. Fale com agente